sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Pensamentos e Reflexões de autores portugueses























"Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso."
FERNANDO PESSOA

"Quanto mais se desenvolve a nossa faculdade de contemplar, mais se desenvolvem as nossas possibilidades de felicidade, e não por acidente, mas justamente em virtude da natureza da contemplação. Esta é preciosa por ela mesma, de modo que a felicidade, poderíamos dizer, é uma espécie de contemplação."
ARISTÓTELES, in 'Ética a Nicómaco'

"Aquilo que é o melhor para nós nem sempre é o mais fácil. Mas, em última análise, é o que realmente compensa."
JOSÉ COUTO NOGUEIRA

"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."
MACHADO DE ASSIS, in "Quincas Borba"

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
FERNANDO PESSOA

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente."
FERNANDO PESSOA

"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso"
FERNANDO PESSOA

"O amor eterno é o amor impossível.
Os amores possíveis começam a morrer
no dia em que se concretizam."
EÇA DE QUEIRÓZ

" A prosa é forma de viver dos comuns mortais, a poesia é a forma de viver dos poetas, que lhe tomam a essência e a tornam possível em qualquer forma de arte"
MINHA AUTORIA

1 comentário:

Léinha S. disse...

Gostei muito do seu blog.

Dê uma olhadinha no meu tbm..
Bjs